Entidades estudantis visitam o Procon DF

Associações que fazem parte do Fórum Nacional de Entidades Estudantis participaram na tarde desta quinta (11/04) de reunião com o diretor do Procon DF, Marcelo de Souza.

A pauta foi extensa, o conceito de promoção, a fiscalização da meia entrada nos cinemas, o padrão estabelecido por lei para as identidades estudantis, o uso indevido de documentos impróprios para meia entrada, foram alguns dos assuntos abordados na ocasião.

Para compor a mesa participou Rodrigo Carbone, da Delegacia de Defesa do Consumidor que analisou com o diretor do Procon os pontos levados à pasta.

Alan Valente, presidente da UNEB, ressaltou que a nova lei da meia entrada foi criada com o objetivo de garantir a meia entrada aos estudantes e que cinemas de Brasília dedicam dias fixos da semana onde todos pagam meia, portanto, os alunos que tem o documento de meia entrada deveriam pagar metade do valor efetivamente cobrado.
 Além disso, “os cinemas de Brasília aceitam qualquer documento para meia entrada o que prejudica quem pagou pelo documento oficial, nós (entidades estudantis), tivemos que nos adaptar ao modelo de carteirinha padronizado pela lei mas as redes de cinema acabam aceitando qualquer documento”.

Preocupado em mudar esse cenário, Marcelo afirmou que vai estudar os casos levados, analisar o termo promoção, que não tem definição jurídica e que se mantém aberto para o diálogo com as associações estudantis.

Rodrigo Carbone se comprometeu a levar os casos de fraude no Certificado Digital de Atributos para uma análise minuciosa na Delegacia de Defesa do Consumidor e se colocou à disposição para atender as entidades.

Estiveram na reunião membros das entidades Federação dos Estudantes de Brasília (FESB), União Brasileira dos Estudantes (UBE), União dos Estudantes Brasileiros (UNEB), Federação Nacional dos Estudantes (FNE), União dos Estudantes do Distrito Federal (UEDF) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Brasília (UMESB).

Leia mais